Projetos de Arte Computacional em colaborações: 1987 . 2014

Tania Fraga

 

 

Amoreiras:

Conceito:

Amoreiras é um projeto sobre a autonomia, a aprendizagem artificial, a natureza e o meio ambiente. Os principais atores são cinco amoreiras vermelhas jovens na Avenida Paulista, centro cultural e econômico de São Paulo. Um microfone mede ruídos ambientais que são usados como uma representação do nível de poluição na cidade, e "próteses motorizadas" movem os ramos das árvores, a fim de ajudá-las a se livrarem da fuligem em suas folhas. Um algoritmo de aprendizado artificial permite que as árvores observem e aprendam umas com as outras, numa dança de árvores, próteses e algoritmos, tornando aparente e poética o balanço dos ramos, às vezes (in) voluntário - mecânico, às vezes causada pelo próprio vento correndo contra as folhas.

Grupo Poéticas Digitais: neste projeto é composto por Gilbertto Prado, Agnus Valente, Andrei Thomaz, Claudio Bueno, Daniel Ferreira, Dario Vargas, Luciana Ohira, Lucila Meirelles, Mauricio Taveira, Nardo Germano, Sérgio Bonilha, Tania Fraga e Tatiana Travisani.

Premiações/Exposições:

Obra premiada pelo Instituto Itaú Cultural para a bienal de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial 5.0, realizada de julho a setembro de 2010, Fundação Tomie Otake, 2013, e tem sido mostrada em vídeo diversas exposições.

 


 

 

Transformation

Conceito:

Projeto colaborativo que tece arte e ciência integrando conceitos estéticos e poéticos através de das tecnologias computacionais. Aplica conceitos e processos emergentes nas ciências obtendo uma simbiose com a arte através da dança. Seu tema relacionado com as transformações no domínio dos fungos requereu a criação de metáforas poéticas possíveis de serem manipuladas interativamente por dançarinos numa CAVE.

Ver: http://www.youtube.com/watch?v=m73pqwfSvBA&feature=youtu.be

Autores:

Tanya Dahms (performance), David Gerard (dispositivo para interação), Tania Fraga (cenários interativos)

Grupo: Christopher Sensen (CAVE Director), Paul Gordon (CAVE programmer), Holly Wobama (Vídeografia), Brian Cechmam e Graeme Hull (fotografia) e alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Regina

Descrição:

Para este projeto, Tania Fraga criou cibermundos em Java (API Java3D) baseados nas imagens científicas de fungos obtidas por Tanya Dahms em microscópio eletrônico de escaneamento de forças atômicas (scanning electron- and atomic force microscopy). Esses cibermundos por sua vez formaram os cenários virtuais interativos para as performances Transformation e Transformation2 realizadas por Dahms. Para a primeira performance foram criados por David Gerard dispositivos com acelerômetros para a interação. Esses dispositivos são vestidos pela performer durante a apresentação e propiciam mudanças nos cibermundos, através de seus movimentos. Para a performance na CAVE esses dispositivos foram recriados através de Wii-motes.

Apresentações:

Performance realizada na CAVE da Universidade de Calgary, Canadá, em 2010; New Dance Horizons, em junho de 2007, em Regina, Canadá

Ver:  http://www.youtube.com/watch?v=m73pqwfSvBA&feature=youtu.be

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

Naked Truth

Conceito:

Projeto colaborativo que tece arte e ciência integrando conceitos estéticos e poéticos das tecnologias computacionais através da dança. Os performers interagem em tempo real com animações computacionais interativas e música eletrônica.

Autores:

Maida Withers (coreografia e concepção), Ayo Okunseinde (dispositivo para interação), Tania Fraga (cenários interativos), Steve Hillmy (músico e compositor)

Dançarinos: Tzveta Kassabova, Anthony Gongora, Giselle Ruzany.

Descrição:

Para este projeto, Tania Fraga criou cibermundos minimalistas em Processing tendo como a leveza e a integração entre interação e processos autônomos computacionais.

Apresentações:

Performance realizada no Dance Place, Washington, DC, USA, novembro de 2010. http://vimeo.com/16730232

 


 

 


 

 

 


 

 

 

 


 

 

TechnoPathos

Conceito:

Projeto colaborativo que explorava as dificuldades das pessoas trabalhando com computadores de uma forma quase cômica. Tece arte e ciência integrando conceitos estéticos e poéticos das tecnologias computacionais através da dança.

Ver: http://www.youtube.com/watch?v=IoXQa4W5GUQ&feature=youtu.be  

Autores:

Direção de Cauê Matos, Tania Fraga (roteiro e cenários interativos), Andrea Fraga e Marines Calori (performers).

Descrição:

Os conceitos gerais de computação foram introduzidos de modo lúdico num misto de ações de dança e teatro integradas com os cenários interativos manipulados com mouse sem fio.

Apresentações: Aula-espetáculo apresentada na Estação Ciência da USP, em 2006.

 


 

 


 

 

 

Palavrador:

Obra coletiva de realidade virtual realizada a com participação de artistas visuais, arquitetos, poetas e músicos sob coordenação de Francisco Marinho, Festival de Diamantina, 2006




Karuanas

Conceito:

Projeto colaborativo que explora aspectos poéticos do domínio das águas a partir de vivências de Tania Fraga na floresta Amazônica. Os Karuanas são os espíritos das águas na mitologia da ilha do Marajó. O espetáculo tece arte e ciência integrando conceitos estéticos e poéticos das tecnologias computacionais através da dança.

Autores: Patricia Noronha (direção), Tania Fraga (cenários interativos), Andrea Fraga e Marines Calori (performers), Mariá Portugal (música).

Descrição:

Os cenários virtuais foram criados com membranas em vibração - metáforas das branas n dimensionais proposta pela teoria M das supercordas - e foram concebidos em vivências na floresta Amazônica[1]. Foram reprogramados e adaptados da obra m_branas de 2004. Eles exploram possibilidades poéticas e sensoriais de universos fluidos singulares compostos por membranas dinâmicas vibrantes a instigar a sensação de imersão física (sensorial) e conceitual (cognitiva). Os cibercenários foram projetados sobre o piso e o veludo negro das pernas e ciclorama do teatro o que prejudicou a documentação dos espetáculos.

Apresentações: Espetáculos realizados no SESC Anchieta e no SESC Pompéia, em São Paulo, em 2006,

 

 


 

 

 

 

 

 

 


 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Gest.ação

Conceito:

Projeto colaborativo que explora aspectos poéticos da fertilidade humana. O espetáculo tece arte e ciência integrando conceitos estéticos e poéticos das tecnologias computacionais através da dança.  

Autores: Cauê Matos (direção), Tania Fraga (cenários interativos), Andrea Fraga e Marines Calori (performers).

Descrição:

Os cenários virtuais foram criados como- metáforas dos processos sensoriais de uma gestante. Eles exploram possibilidades poéticas e sensoriais de universos singulares a instigar a sensação de imersão física (sensorial) e conceitual (cognitiva) no processo de interação da mãe com o feto em seu ventre.

Apresentações: Performance realizada na Estação Ciência da USP, em 2005.

Ver:  http://www.youtube.com/watch?v=IoXQa4W5GUQ&feature=youtu.be

 

 

Performer Andrea Fraga

 

NanoShelters

Conceito:

Buscar a materialização dos objetos virtuais visando a criação de arquiteturas mutáveis. Arquiteturas com certo grau de plasticidade, adaptabilidade e comportamentos expressivos.

Autores: Tania Fraga (nanoshelters) e Russerl Taylor (processos de manufatura).

Descrição: Projeto colaborativo que iniciou uma nova vertente de pesquisa: a materialização de objetos virtuais miscigenando computação física, nanotecnologia e robótica. Algumas dessas possibilidades foram simuladas em QuickTime VR.

Apresentações: A revista Horizon Zero[2] do Banff New Media Centre, Canadá, comissionou o trabalho Fluid Cloth no qual início o desenvolvimento dessa ideia visionária que foi veiculada no número 14 dessa revista, e no número 3 da revista Technoetics Arts (UK).

Imagens: homepages da revista Horizon Zero, Banff Centre, Canadá

 

 


 

 

 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 

Jogo Brasília e os Caminhos do Brasil Moderno[3]:

Conceito:

O jogo foi concebido questionando estereótipos e buscando qualidade poética e estética. A estética realista e figurativa dos videogames foi substituída pela fluidez e leveza de representações desenhadas manualmente de modo simular estudos e layouts de arquitetos.

Autores: Tania Fraga (roteiro, desenhos, programação e design dos cibermundos), Fabrício Anastácio e Vanessa de almeida (programação da interface), Pedro Garcia (Consultor Java).

Descrição:

Programado em Java (API Java 3D), é um jogo exploratório, não competitivo, que possibilita ao interator aprender fatos relacionados à Brasília e sua história, de modo interessante e instigante, ao explorar 20 domínios virtuais. Foram desenvolvidos modos inovadores de navegação, tais como buracos de minhoca que introduzem o acaso no fluxo do jogo e quebram a linha narrativa e túneis de eventos nos quais comandos e trilhas sonoras faladas possibilitam ao interator mergulhar, quando desejar, em níveis aprofundados de informação. Foi criado entre 2004 e 2005 e certos recursos atuais da linguagem Java não puderam ser, na época, implementados.

Apresentações: Jogo em realidade virtual para instalação presencial estereoscópica criado para o Espaço Israel Pinheiro, em Brasília.

 

 


Cibermundos Palácio da Justiça e Palácio do Planalto

 


 

 

 

Fertilidade: duas estações

Conceito:

Espetáculo explorando a relação da mulher com o feto dentro de seu ventre. Essa performance utilizou realidade virtual para falar da fertilidade e sensibilidade femininas. Os cenários virtuais interativos eram manipulados com um mouse sem fio.

Autores: Tania Fraga (cibercenários) e Andrea Fraga (performance).

Descrição: A performer Andrea Fraga, grávida de 8 meses, dançou na última semana em que podia fazê-lo, dando especial significado e expressão ao espetáculo.

Apresentações: Espaço Nova Dança e no Congresso Graphica 2001, USP, ambos em São Paulo, em 2001

 

 


 

Aurora 2001: Fogo nos Céus[4]

Conceito:

Os cenários Virtuais interativos de Aurora 2001/2003 oferecem mergulhos em metáforas e alegorias construídas a partir da compreensão dos conceitos científicos envolvidos no fenômeno das auroras boreais e austrais, tais como: magnetosfera, vento solar e tempestade de prótons.

Autores: Tania Fraga (cibercenários) e Grupo Maida Withers Dance Construction Company (USA) (espetáculos de dança).

Descrição:

Espetáculo de dança concebido pela coreógrafa americana Maida Withers e realizado por um grupo de artistas internacionais do grupo de dança Maida Withers Dance Construction Company com música ao vivo de do compositor norueguês Oyesten Sevag. Nos espetáculos os dançarinos manipulam os cenários virtuais com um mouse sem fio controlado por sinal de rádio fazendo escolhas e agenciando uma cena singular que acontece, somente naquele momento, não se repetindo em outras apresentações. As imagens de satélites foram fornecidas pela NASA, ESA e JAXA.

Apresentações:

Aurora 2001 estreou em Trompso, na Noruega, e em Washington, DC, ambos em fevereiro de 2001, tendo sido apresentada parcialmente em Brasília em maio de 2001 e re-apresentado em São Petersburgo e Arcângelo, na Rússia, em agosto de 2003.

Esses espetáculos foram documentados pelo canal americano Research Channel, em 2009. Ele vem sendo veiculado, também, na Internet no endereço:

Ver: http://www.youtube.com/watch?v=EJS_DHtipRo

 

 

 


 

.

 

 

 

 

Joseph Mills interage no palco com sol virtual

 

Ofertas:

 

Conceito:

Oferece aos interatores a opção de escolher formas diversas para compor a interface a partir de seus avatares. Ao fazê-lo deixavam seus traços e compunham uma obra efêmera.

 

Autores:

Tania Fraga e Suzete Venturelli.

 

Descrição:

Instalação interativa multiusuário.

 

Exposições:

Exposição da ANPAP, na Galeria Jaime Câmera, em Goiânia, em 2000; e no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, em 2001.

 

 

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ActBolus: Athos em Pedaços

 

Conceito:

Mundos virtuais criados em VRML em homenagem ao artista Athos Bulcão. A instalação e o site propõem ao público participante um mergulho por espaços multidimensionais criados para refletirem posturas criativas análogas às de Athos. Suzete oferece à mão a possibilidade de riscar o espaço a criar poesia. Tania recria a poética de equilíbrio entre intenção e acaso utilizada por Athos em seus azulejos. São formas simples que dançam em todas as direções do espaço e sons que se desvelam durante a interação com uma série de fluídos mundos.

 

Autores: Tania Fraga e Suzete Venturelli.

 

Descrição:

Instalação interativa.

 

Exposições:

Exposição Homenagem a Athos Bulcão, Conjunto Nacional, em Brasília, em 2000.

 

 

Singularidades

 

Conceito:

Obras-programas inéditas miscigenando vídeo de dança, os vídeos sendo utilizados como texturas móveis dos mundos virtuais.

 

 

 


 

 

Autores:

Tania Fraga (design dos cibermundos), Soraia Silva (dançarina e coreógrafa).

 

Descrição:

Obra-programsa criada em VRML (Virtual Reality Modelling Language).

 

Apresentações: Trabalhos inéditos.

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


 

 

 

Rede Xamantica . Xamantic Web

 

Conceito:

Com a proliferação da linguagem VRML (Virtual Reality Modelling Language), em 1996, os trabalhos criados puderam ser expostos usando computadores como suportes. Muitos desses trabalhos foram veiculados na Internet, entre eles a Xamantic Web realizada em 1996. Sua poética e estética foca-se na fluidez, leveza e na construção de unidades 3D mínimas mas plenas de significados.

Autores:

Tania Fraga (roteiro, programação e design de cibermundos). Esta rede contou com a colaboração dos artistas Daniela Kutschat, Lúcia Leão, Malú Fragoso, Rejane Cantoni, Roy Ascott, Silvia Laurentiz e da designer Fátima Bueno.

 

Descrição:

Programada em HTML e VRML (Virtual Reality Modelling Language) a Xamantic Web cria conexões não lineares entre inúmeros artistas nacionais e internacionais.

 

Apresentações:

Exposições: European Media Arts Festival, Alemanha, em 1999; VRML Art, 1999, Alemanha; SIBIGRAPI 99, Unicamp; Centro Cultural Renato Russo, Brasília, e Palácio das Artes, Belo Horizonte, 1998; e OtherBodies, 2000, Alemanha.

Ver: http://www.youtube.com/watch?v=JfWObSHqv_E

 

 

 

 

 

 

 

NetLung.RedePulmão:

 

Conceito:

Buscar modos de suplantar as limitações existentes no período quanto aos protocolos da rede e as restrições da linguagem html que possibilitava apenas links de hipertexto e imagens fixas.

 

Autores:

Diana Domingues, Gilbertto Prado e Suzete Venturelli e Tania Fraga.

 

Descrição:

Programada em HTML buscava modos de se obter interação mesmo com as limitações da linguagem.

 

Apresentações:

Trabalho em rede realizado em 1996.

 

Projetos individuas de 1987 a 2014:



[1]   Foram realizadas duas viagens de imersão, uma na Estação Ferreira Pena, CNPq, em Caixiuanã e uma na Ilha do Marajó, ambos no Pará.

[2]    Os organismos artificiais foram publicados na revista eletrônica de Banff Centre, Horizon Zero, Canadá na seção intitulada “Speculating the nanotech home of the future”:

     http://www.horizonzero.ca/index.php?pp=26&lang=0. Última consulta: 06th, 2008, 12h44.

[3]   O jogo Brasília e os caminhos do Brasil moderno foi programado conjuntamente pelos programadores Fabrício Anastácio, Tania Fraga e Vanessa de Almeida, tendo como consultor o programador Pedro Garcia. As músicas, sons e locuções das falas foram produzidos por Magda Pucci.

[4]    A NASA e as agências espaciais Européia e Japonesa disponibilizaram o uso de imagens do sol e das auroras boreais e austrais tiradas pelos satélites colocados ao redor da terra e do sol: TRACES, YOKO e SOHO.